-
  • dias
  • hora
  • min
  • seg

  • 00
  • 00
  • 00
  • 00

Regras YCC/TMCC


Regras - Triângulo Mineiro Concurso Cosplay (TMCC) / Seletiva Yamato Cosplay Cup

1- Categorias:

1.1– As categorias do Triângulo Mineiro Concurso Cosplay (TMCC) são:
1.1.1Tradicional: [Individual]: Esta modalidade tem como critério avaliativo a caracterização fiel do personagem assim como a interação do mesmo em seu meio, ou seja, interpretação de sua personalidade.
Será realizado no dia 20/05
O tempo máximo de apresentação é de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos na categoria individual.

1.1.2 – Livre: [Individual]:  Esta modalidade tem como critério avaliativo a criatividade, deixando de lado qualquer relação distinta entre o personagem e o que está a ser apresentado no palco. O critério básico é arrancar o máximo de risos e literalmente deixar não só a plateia quanto aos jurados de queixo caído.
Será realizado no dia 20/05.
O tempo máximo de apresentação é de 1 (um) minuto.

Nessa categoria, ao contrário da Tradicional, permite-se a interação de personagens de diferentes mídias em uma única apresentação (Crossover). Entende-se por crossover a presença de cosplays de personagens de origens diferentes.

1.1.3 – Desfile: Esta modalidade tem como critério avaliativo a caracterização fiel do personagem, levando em conta os recursos utilizados pelo mesmo para confecção do cosplay, e também a fidelidade aos detalhes.
Será formada uma fila ao lado do palco, onde cada participante subirá quando anunciado o seu nome, número e o nome de seu personagem.
Haverá no palco, um [X] no chão, onde os personagens devem manter uma pose frontal, seguida por uma de costas e por fim, se quiser, um agradecimento ao público.
Será realizado no dia 20/05 e 21/05.

1.1.4 – Tradicional: [grupo]: Esta modalidade tem como critério avaliativo a caracterização fiel dos personagens, assim como a interação dos mesmos em seu meio, ou seja, interpretação da personalidade dos personagens.

O tempo máximo de apresentação é de 5 (cinco) minutos. Em grupo, acrescenta-se 1 (um) minuto por personagem inscrito, podendo acumular até 5 (cinco) minutos por grupo. Ex.: 2 pessoas = 2 minutos / 5 pessoas = 5 minutos
O limite é de 5 participantes por grupo.

Será realizado no dia 21/05
1.2 Play - Tradicional YCC (categoria individual) – O participante subirá ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação do personagem e da história na qual ele está inserido. O participante deverá usar a vestimenta apropriada do personagem, pois esta servirá de base para a nota da apresentação.

Será realizado no dia 21/05.
O tempo máximo de apresentação é de 2 (dois) minutos.


2 - Regras Gerais:
2.1 - O concurso é aberto para pessoas com idade superior a cinco anos, com exceção da categoria desfile que é livre para todas as idades.
2.2 - Cada cosplayer pode participar em apenas uma categoria (por dia de evento) usando o mesmo cosplay. Somente a categoria Desfile é liberada nesse caso.
2.2.1 – Caso o participante venha a competir na categoria desfile nos dois dias de evento, o cosplay deverá ser diferente para cada dia.
2.3 - A participação de membros da comissão organizadora e coordenadores do evento, NÃO será permitida em nenhuma categoria. Sendo permitida a participação de convidados (Ex: palestrantes, ministrantes de workshops) e vendedores terceirizados em todas as categorias.
2.4 - Serão considerados válidos apenas cosplays de personagens originados em qualquer mídia, desde que essa mídia seja pública. Não serão permitidos “personagens originais”. Em qualquer categoria é vetada a representação de personagens pornográficos ou eróticos (Hentai) por questões óbvias de integridade psicológica para menores de idade e participantes em geral.
2.5 - É proibido o porte de qualquer tipo de explosivos, armas de fogo e armas brancas afiadas ou com pontas. É permitido apenas o uso de objetos que não representem perigo para os presentes no evento. O porte de armas de fogo e brancas afiadas e/ou com pontas acarretará no recolhimento do material para o guarda-volumes, onde o portador poderá retirá-lo no final do evento.
2.6 - A interação com a plateia é permitida, desde que não ocorram ofensas, agressões, constrangimentos, nem atrapalhe o andamento do concurso.
2.7 - É proibido pular do palco e atirar objetos para fora dele.
2.8 - O cosplayer deve entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia. Assim como fazer a apresentação da maneira como for instruída com o equipamento de palco.
2.9 - É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante a apresentação de cosplay no palco divulgando algum site ou empresa, sem autorização do evento.
2.10 – Fica proibido o uso do microfone, ou equipamento de som do evento.
2.11 - A equipe CATSU irá dispor do data show para exibição do vídeo dos participantes que optarem pelo uso deste recurso na apresentação.


3 - Apresentação:
3.1 - O participante individual tem 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos para sua apresentação (exceto Desfile). A categoria Grupo tem um minuto para cada integrante, podendo somar um tempo máximo de 5 (cinco) minutos. Os participantes da seletiva YCC tem até 2 (dois) minutos para sua apresentação. 
3.1.1 - Após o tempo estipulado esgotar, o grupo ou o participante será desclassificado, mas terá 30 (trinta) segundos de tolerância para o final da apresentação e saída do palco.
3.2 - O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para a definição de sua apresentação.
3.3 - Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do participante.
3.4 - Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.
3.5 - O participante do concurso poderá utilizar um CD de áudio ou vídeo para a sua apresentação ou um Pen Drive contendo apenas o áudio ou vídeo da apresentação. O cosplayer que utilizar este recurso deve testá-lo com antecedência e depois entregá-lo devidamente identificado, com fita adesiva especificando a faixa e seu número de inscrição.
3.5.1 - ATENÇÃO: Só será aceito um CD por participante e por categoria. Sendo assim, se a pessoa for participar de mais de uma categoria, com outro cosplay, mesmo sendo com a mesma música, deverá trazer dois CDs diferentes para a organização. Também não será permitido utilizar o CD de um amigo ou fornecê-lo somente na hora da apresentação. O mesmo valera ao que trouxerem Pen Drive.
3.5.2 - Não há limitações quanto à trilha sonora ou vídeo da apresentação, desde que seja condizente com a situação representada e não fira as regras 3.2, 3.3 e 3.4.
3.6 - Caso ocorra problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, ele poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. CDs e Pen Drives defeituosos não se incluem neste caso.
3.7 - O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com a aparelhagem de som predisposta no palco. Não sendo permitido o uso de microfones pelos participantes do concurso, independente da categoria.

3.8 - Para a igualdade de todos os competidores, os cosplayers não poderão levar material adicional de som como microfones, guitarras ou qualquer tipo de equipamento eletrônico que não esteja expressamente permitido nas regras.
3.8.1 – A equipe CATSU irá dispor do data show para exibição do vídeo dos participantes que optarem pelo uso deste recurso na apresentação.
3.8.1.2 - O uso do data show é proibido para os participantes da categoria desfile.
3.8.2 - O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco.
3.9 - Os cosplayers poderão levar para o júri material de apoio impresso como: imagem do personagem, resumo de personalidade; desde que leve uma cópia para cada juiz (3) e uma para a coordenação do concurso, totalizando quatro cópias. O material deve ser entregue no momento da inscrição para o concurso.
3.9.1 - Serão aceitos apenas materiais impressos. Mídias digitais não serão aceitas.

3.10 - O cosplayer receberá, no ato da inscrição, um canhoto, via do competidor, com seu respectivo número de inscrição, categoria escolhida e horário de apresentação. Este deverá ser apresentado no horário e local indicados para apresentação. O participante é obrigado a apresentar o canhoto antes da apresentação. Se não o fizer, será desclassificado já que o canhoto serve para ajudar o juiz a identificar o participante.


3.11 - Na categoria Grupo, os juízes serão instruídos a observar também a interação dos componentes. Caso algum integrante fuja do contexto da apresentação (no caso da interpretação sem crossover), o grupo todo será prejudicado.
3.12 - Caso o cosplayer desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação de Cosplay.

3.13 - Cada participante pode subir ao palco com 1 (um) staff pessoal, e este deve estar TOTALMENTE VESTIDO DE PRETO (bonés, luvas e sapatos pretos não são obrigatórios). Deve ser informada a utilização do staff no momento da inscrição e não será permitida a entrada e permanência de nenhum staff que não foi sinalizado na inscrição. Lembrando que o staff pessoal é opcional.

3.13.1 - Caso o staff pessoal não preencha os requisitos necessários, a coordenação cosplay se faz no direito de não permitir o mesmo a auxiliar na apresentação em cima do palco.

3.13.2 - A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. A coordenação será responsável por observar e reportar abusos, ocasionando à DESCLASSIFICAÇÃO.

3.13.3 - Caso o staff manipule um boneco (fantoche, marionete e etc.), o mesmo não poderá ser o foco da apresentação e deve complementar o cenário e a história de modo coerente e não poderá agir como um novo personagem principal, tendo sua atuação como coadjuvante.

3.13.4  - O uso de staff pessoal é proibido para os participantes da categoria desfile.

3.14 - Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pregados, colados ou fixados na estrutura do palco. Os cenários e acessórios devem conter no máximo, 2,00 (dois) metros de altura por 1,50 (um metro e cinquenta centímetros) metros de largura e 60 (sessenta) centímetros de profundidade. Essa regra também aplicasse em peças separadas, ou seja, a somatória de todas as peças do cenário deverá ser os valores limites apresentados acima, podendo contabilizar no máximo a quantia de 2 (duas) peças separadas. Caso o cenário não esteja dentro das normas o participante será penalizado e poderá perder o direito do uso do cenário. Lembrando que o uso do cenário é opcional.

3.14.1 - Cada participante possui 30 (trinta) segundos para montagem e 30 (trinta) segundos para desmontagem do cenário, intransferíveis. Caso ultrapasse esse tempo, será advertido e se persistir será desclassificado. A penalização é válida para cada etapa (montagem e/ou desmontagem).

3.14.2  - O uso de cenários é proibido para os participantes da categoria desfile.

3.15 - O manuseio de material líquido, viscoso ou pó será de total responsabilidade do participante. Se sujar/molhar o palco e/ou danificar equipamentos do evento, o participante será DESCLASSIFICADO e irá arcar com os custos de reparo. Fica proibido o uso de materiais corrosivos, inflamáveis ou tóxicos.

 

3.16 - É permitida a utilização de todo o tipo de lança confetes, desde que sejam aprovados pelo Inmetro.

3.16.1 - Lança confetes de pólvora não são aprovados pelo Inmetro.

3.16.2 - O uso de material de emergência (extintores de incêndio, sinalizadores e outros itens) não autorizados previamente pela organização, é proibido. Caso isso ocorra, será passível de DESCLASSIFICAÇÃO

3.17 - A utilização de papel picado, talco, confetes, gelo seco e qualquer outro efeito especial, poderão ser utilizados desde que respeite as regras (3.15, 3.16).

4 - Inscrição:

4.1 – A inscrição poderá ser feito online, sendo esta necessária confirmação na área cosplay, no dia da apresentação, ou poderá ser feita no próprio dia do evento.
4.1.1 - ATENÇÃO! Ao assinar a ficha o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso. O cosplayer deve preencher todos os campos com os dados cadastrais na entrega da ficha. A infração desta poderá acarretar na desclassificação do participante.
4.2 - O participante irá receber no ato de sua inscrição uma ficha com o número de sua apresentação. Este número deve ser mantido em seu poder. Mantenha seu número visível durante a apresentação.
4.3 - Os cosplayers devem se reunir 30 (trinta) minutos antes do concurso, ao lado do palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso. Os cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável e perderem sua hora na apresentação, só poderá apresentar ao final de todos os participantes e se autorizado pelos juízes.
4.4 - O número de participantes de cada categoria será anunciado no dia do evento.
4.4.1 - As inscrições serão encerradas 1 (uma) hora antes do início das apresentações. Passado esse horário, não serão abertas exceções.
4.5 - Vale lembrar que uma vez inscrito em uma das modalidades o cosplayer concorda em expor sua imagem, podendo ser usada pelo evento em campanhas futuras, gravações de vídeo etc...

5 - Julgamento e Premiação:
5.1 - As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. No caso de ausência de algum dos juízes previamente anunciados, um membro da organização do evento substituirá o juiz ausente durante as apresentações.
5.2 - Os quesitos de julgamento são "roupa" (Desfile), "roupa" e "criatividade" (Livre em Grupo com ou sem crossover) e "roupa" e "interpretação" (Tradicional/Individual) . Cada um receberá nota de 1 (UM) a 10 (DEZ) para interpretação e criatividade e nota de1 (UM) a 5 (Cinco) para roupa. A nota 0 (ZERO) será dada apenas aos cosplayers desclassificados.
5.3 - Para o quesito "roupa", os juízes são instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas sim os meios usados na execução da roupa.
5.4 - Para o quesito "interpretação", os juízes são instruídos a julgar a fidelidade ao personagem e qualidade da encenação.
5.5 - Para o quesito "criatividade", os juízes são instruídos a julgar a originalidade da cena apresentada e na categoria Cospobre serão avaliados a criatividade em que os materiais foram utilizados para a confecção do cosplay.
5.6 - Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, caberá aos juízes o critério de desempate.
5.7 - Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas.
5.8 - Os juízes do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação da área de Cosplay.
5.9 - As somatórias, médias e notas finais serão feitas pela banca de juízes.
5.10 - Os vencedores da categoria TMCC individual tradicional serão premiados(as) da seguinte forma:

 

1º Lugar: Medalha e um “vale cosplay”, correspondente a quantia de R$500,00 (quinhentos) reais, a ser produzido pela Eva Cosmaker.
 2º Lugar: Quantia de R$200,00 (Duzentos) reais e medalha.
3º Lugar: Quantia de R$100,00 (cem) reais e medalha.

Os vencedores (1º, 2º, 3º lugar) das categorias desfile, individual livre e grupo tradicional receberão medalhas por suas colocações.

O vencedor da seletiva YCC receberá uma viagem com tudo pago (passagem e hotelaria) para disputar a final brasileira em São Paulo, representando o estado de Minas Gerais No evento Anime Friends 2017, com data prevista para 07,08 e 09 de julho.

Os vencedores serão anunciados no palco, uma hora após o término do concurso. Os que não estiverem presentes deverão entrar em contato conosco através do e-mail contato@catsu.com.br para maiores informações sobre a retirada do mesmo em um prazo máximo de um mês após a divulgação oficial do resultado.
5.11 - Todos os resultados serão considerados oficiais depois de divulgados pelo no site oficial do evento: www.catsu.com.br ou rede social facebook oficial do evento: https://www.facebook.com/evento.catsu/
5.12 - Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela banca de juízes.
5.13 - YCC - Os juízes são instruídos a julgar os participantes pela fidelidade aos personagens (Personalidade, postura, comportamento, entonação), qualidade da encenação (Interpretação, cenário, espetáculo apresentado) e roupa (detalhamento, acabamento da roupa, acessórios). Os participantes devem respeitar a história e cronologia da série.

6. YAMATO COSPLAY CUP

6.1. As seletivas do Yamato Cosplay Cup serão previamente divulgadas pela coordenação de cosplay e pela coordenação geral do evento em suas divulgações.

6.2. Serão contemplados com a Vaga do Yamato Cosplay Cup (YCC) os cosplayers que obtiverem a nota igual ou maior que 7,0 (sete).

6.2.1. O vencedor da vaga do YCC será aquele que obtiver a maior somatória no resultado final do evento das notas do Cos – Desfile e Play – Tradicional em qualquer dia do evento em que houver a seletiva.

6.3.Todos os cosplayers premiados com as vagas nas seletivas do YCC deverão ter 18 (dezoito) anos completos até a data do final do campeonato.

6.4. Os cosplayers que ganharem a vaga devem ser moradores do Estado e/ou Região da qual a seletiva for realizada, com exceção das vagas classificadas como “Nacionais”.

6.4.1. A região Sudeste é a única que não pode haver migração, pelo número de seletivas que ocorrem no local. Ou seja, nas vagas dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro só podem competir residentes de cada estado em específico. Minas Gerais e Espírito Santo podem migrar entre si.

6.5. Todos os selecionados devem estar de acordo com a regra da final do concurso, caso queira verificar a mesma, haverá uma cópia com a coordenação no evento, ou solicitar através do e-mail cosplay@yamatocorp.com.br.

6.5.1. Caso os vencedores da seletiva não estarem de acordo com quaisquer requisitos, o participante perderá o direito a vaga, e será transferida para o próximo colocado da premiação. Em caso de não haver representante apto para assumir a vaga, a mesma será cancelada e não haverá representante para esta seletiva.

6.6. Em casos de eventos não organizados e/ou sediados pela Yamato Comunicações e Eventos, estas condições para as vagas de YCC são válidas para todas as seletivas. A Yamato não se responsabiliza pela decisão final do Evento Parceiro.

 

 

ingressos
Jump Mania
Gracom
Power Games
patrocinadores
Mario Shopp
Gracom
People
Everis
Algar Telecom
como chegar
linhas de ônibus

  • Sábado: T123 ALGAR TECNOLOGIA - T.CENTRAL(T.UMUARAMA)
  • Sábado e Domingo: T126 ALGAR TECNOLOGIA - TERMINAL UMUARAMA
Desenvolvido por: MH Publicidade